Slack | Seu novo software de comunicação

Slack | Seu novo software de comunicação

Nos últimos cinco anos, grande parte das empresas tiveram que adaptar seus modelos de negócio. Com o avanço tecnológico sofrido pelo mercado e pela pandemia ter praticamente impulsionado o Home Office, equipes podem estar separadas por cidades, estados e até países.

Todos esses fatores mostram o quanto as empresas precisam de um meio que não só conecte estas pessoas, mas também possibilitem uma comunicação fluida entre elas.

Para isso, a maioria das empresas aposta em plataformas de comunicação, uma opção que digitaliza processos e otimiza a comunicação e os fluxos de trabalho.

Uma das escolhas mais populares atualmente é o Slack, que vai além de uma simples plataforma de comunicação ao oferecer para empresas uma ampla variedade de funcionalidades, tais como canais de bate-papo, integrações com outros aplicativos, menções, lembretes e muito mais.

O Slack conta com mais de 12 milhões de usuários diariamente e mais de 100 mil clientes pagos.

Neste artigo vamos explicar o que é o Slack, as vantagens de implantá-lo em sua empresa, principais funções e ainda dar exemplos de grandes empresas que já aderiram a ferramenta corporativa mais popular do mercado.

Telas de um celular e um computador mostrando conversas no Slack. Uma delas está compartilhando um vídeo e outra um arquivo.

 

O que é o Slack?

De forma simples e objetiva, podemos dizer que o Slack se trata de um aplicativo de mensagens para empresas que conecta pessoas às informações que elas precisam. Tendo como principal objetivo reunir pessoas para trabalhar como uma equipe unificada.

Através desta ferramenta corporativa pessoas e grupos podem se comunicar, compartilhar tarefas, documentos e ainda utilizar as integrações para otimizar processos de vendas, marketing, relacionamento com o cliente e outras áreas. O usuário também pode customizar a plataforma de acordo com sua preferência.

Ao reunir pessoas para trabalhar como uma equipe unificada, o Slack revoluciona o processo de comunicação externa e interna das organizações, que podem permanecer alinhadas e produtivas de qualquer lugar.

Não falamos somente da comunicação interna entre pessoas de um mesmo ambiente organizacional. A funcionalidade Slack Connect permite que times internos se envolvam de forma mais produtiva com parceiros externos, fornecedores, agências e atendimento ao cliente.

Por causa de suas múltiplas funcionalidades e integrações, diversas empresas já adotaram seu uso, visando aumentar a produtividade e ampliar a comunicação entre funcionários.

No final de 2020, a Salesforce conclui a aquisição do Slack e podemos dizer que a união destas duas ferramentas amplificou o poder organizacional das duas. Visto que somente no Diretório de apps da ferramenta, você encontra mais de 2.500 aplicativos. Muitos deles já prontos para integrações com o Salesforce Sales Cloud e o Salesforce Service Cloud, o Quip e o Heroku.

Fora isso, os clientes também podem usar a API do Slack para criar integrações personalizadas que o conectam a outros serviços do Salesforce.

Hoje, a ferramenta já está completamente integrada a cada nuvem do Salesforce. Com o sistema de engajamento do Salesforce Customer 360, o Slack transforma a comunicação, a colaboração e a ação das equipes com base nas informações sobre os clientes no Salesforce e em outros sistemas e apps, como o Sales Cloud, o Service Cloud, o Marketing Cloud e o Commerce Cloud.

Na parte superior da imagem estão os logos do Slack e Salesforce. Embaixo dos logos, tem um avatar jogando confetes cercado por emojis (reações).

 

Quais as principais funcionalidades?

Como já mencionamos, o Slack conta com múltiplas funcionalidades, desde a criação de times e canais, envio de mensagens diretas, compartilhamento de arquivos e até mesmo integrações com outros aplicativos.

Vamos apresentar as principais funcionalidades, que podem otimizar o dia a dia da sua empresa:

Canais: o objetivo do Slack é eliminar de vez a comunicação por e-mail dentro das corporações. Uma vez que esta é uma forma de comunicação pouco eficaz no mercado atual, em que a velocidade e o timing são pilares.

Assim, ao invés de caixas de entrada lotadas, os colaboradores podem usar canais envolvendo todas as pessoas de uma equipe, de um projeto e até para conversar com clientes.

Basicamente, os canais são pastas organizadas com todos os integrantes, conversas, documentos e informações de determinado projeto ou time.

O melhor é que se você precisar acessar algum documento que ficou perdido no meio da conversa, basta utilizar o campo de buscas da ferramenta.

Esta funcionalidade ainda permite que você tenha um contato mais próximo e ágil com seu cliente, pois além dos canais internos, no Slack ainda é permitido criar canais com equipes externas à empresa, como clientes ou fornecedores.

Leia também: Tipos de nuvem: Descubra qual a melhor para o seu negócio

Imagem mostrando a tela do Slack, indicando a barra onde ficam os canais, notificações e mensagens diretas.

 

Compartilhar arquivos: é muito simples compartilhar arquivos através do sistema da ferramenta, basta clicar no clipe 📎 na barra e selecionar o documento correto.

Também é possível arrastar imagens para a ferramenta e, na sequência, indicar se o compartilhamento deve ser feito com algum grupo ou com algum colega específico.

Agora, uma das melhores opções é integrar seu Slack com o Google Drive, dessa forma você ganha mais rapidez na hora de compartilhar arquivos e fornecer permissões, uma vez que ele permite compartilhar e acessar arquivos diretamente no workspace do Slack.

Se alguém adicionar um comentário a um arquivo que você criou ou compartilhou, solicitar acesso ou compartilhar um arquivo, você será notificado pelo aplicativo diretamente na sua rede.

Conversa em uma ferramenta corporativo apontando onde: editar ou excluir mensagens, anexar arquivos, mencionar colegas e formatar mensagens

 

Integrações: o Slack permite a integração nativa de dezenas de outros serviços úteis para empresas, tais como Asana e Trello, serviços Microsoft, Google Agenda, Google Drive e muitos outros.

Explicamos cada uma dessas integrações em nosso E-book gratuito “Como o Salesforce e o Slack podem transformar o seu negócio?”.

Comandos: Para simplificar ainda mais a comunicação dentro da ferramenta, foram acrescentados comandos que tornam a interação mais rápida e eficaz. Sendo os mais utilizados:

  • /call (para iniciar uma chamada de voz);
  • /convidar @alguém [#canal] (para convidar uma pessoa para um canal);
  • /msg [#canal] (para enviar uma mensagem para um canal);
  • /collapse (esconder imagens de uma conversa, deixando o chat mais limpo e fácil de entender);

Sobre marcações e conversas, você também pode utilizar:

  • @nomedapessoa (usado para citar uma pessoa);
  • #nomedocanal (comando para notificar um canal);
  • @channel ou @everyone (usado para enviar alertas para todas as pessoas de um canal);
  • @vocemesmo (permite enviar mensagens para si próprio, o que pode ser útil para salvar links que quer ver depois).

Por que usar o Slack?

O Slack ajuda você a trabalhar de um jeito mais conectado, flexível e inclusivo.

1- Flexibilidade para trabalhar

Tenha suporte para alcançar um trabalho assíncrono. Como o trabalho é organizado em canais, você pode acessar as informações de que precisa no momento que quiser, qualquer que seja sua localização, fuso horário ou função.

Faça perguntas, veja as novidades e compartilhe atualizações sem precisar seguir a agenda de outras pessoas.

2 – Trabalho inclusivo

No Slack, todos da organização têm acesso às mesmas informações pesquisáveis e compartilhadas.

Quando as equipes trabalham juntas em canais, as informações podem ser compartilhadas com todas as pessoas de uma vez, ajudando a manter as equipes em sincronia e a tomar decisões mais rapidamente.

3 – Automatização de processos

Com o Slack, você pode impulsionar a produtividade da sua equipe ao criar fluxos de trabalho automatizados para que todos os setores possam dedicar mais tempo ao apoio e relacionamento com o cliente e perder menos tempo com tarefas repetitivas.

4 – Também disponível para seu dispositivo móvel

O aplicativo do Slack ultrapassa as expectativas. Seguindo a mesma linha da versão Web, a versão mobile da ferramenta é bem completa e os aplicativos nativos se mostram rápidos e funcionais.

É possível baixá-lo tanto no sistema iOS quanto Android.

 

 Telas de exemplo do aplicativo.

Quais empresas utilizam o Slack?

Como você pode ver, o Slack é uma ferramenta corporativa completa, por isso, sua base de clientes conta com empresas de grande porte, que têm centenas de funcionários para gerir e nutrir o relacionamento.

Por exemplo, são usuários: Adobe, Spotify, The New York Times, Dow Jones e outras gigantes.

 

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Este artigo conta com algumas informações sobre configurações de aplicativos no Slack para que você tenha dimensão do potencial de melhora de sua equipe com pequenos comandos e ações. Mas tem muito mais para você aprender!

Se você quiser saber mais, produzimos um E-book completo, em que apresentamos:

– Mais funcionalidades do Slack (falamos mais sobre integrações, comandos, armazenamento e outros);
– Como funciona junto com o Salesforce;
– Como utilizar o Slack e o Salesforce dentro do seu time;
– Outros benefícios (que não foram mencionados neste artigo).

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Confira nosso Post: Aplicativos no Slack: O que são e como utilizá-los? e nos siga no Linkedin!

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