10 questões para se considerar ao escolher a plataforma de CRM ideal para sua empresa.

10 questões para se considerar ao escolher a plataforma de CRM ideal para sua empresa.

[:pb]Do inglês Customer Relationship Management (CRM), a chamada Gestão de Relacionamento com o Cliente é uma ótima solução para aproximar a empresa do cliente e também deixar o trabalho da equipe mais organizado, produtivo e automatizado.

O que você deve considerar ao escolher a plataforma de CRM ideal para sua empresa?
Confira abaixo algumas dicas para ajudá-lo na decisão.

1. A plataforma de CRM ideal deve ser escalável e dinâmica.
É interessante investir em soluções que permitam que a empresa vá crescendo sem que elas se tornem limitadas e obsoletas. Ou seja, a plataforma de CRM ideal deve oferecer nativamente funcionalidades capazes de dar suporte a toda jornada do cliente. Desde a geração de Leads (Marketing digital), e-commerce, passando pela gestão comercial (força de vendas), Analytics, até o atendimento (pós vendas). Tudo isso dentro de uma mesma plataforma, os dados em um único repositório, possibilitando uma visão 360 do cliente e de toda sua jornada.
De posse de uma plataforma completa e escalável, os projetos podem crescer sem precisar de ferramentas de terceiros.

 

2. A plataforma de CRM deve ser a sua aliada para atingir seus objetivos de negócios.
Os objetivos de negócio e processos estratégicos de cada empresa estarão implementados dentro do CRM de forma centralizada, formando um banco de dados de muito valor. Com isso, fica ainda mais latente a importância que o sistema tenha painéis interativos, relatórios e gráficos inteligentes com bastante riqueza visual e facilidade de uso. Dessa forma, todo usuário poderá gerar, analisar e distribuir informações estratégicas para medir sua metas, guiar as ações da empresa e alavancar mais negócios.

 

3. A plataforma de CRM ideal deve permitir a mobilidade.
Uma plataforma responsiva é aquela capaz de se adaptar visualmente em qualquer dispositivo móvel, sem alteração de layout e funcionalidades. Atualmente, principalmente as equipes de campo (força de vendas) utilizam 100% os celulares/tablets para ter acesso às informações.
Imagine ter um CRM sem mobilidade?

 

4. A plataforma de CRM ideal deve ser baseada em SaaS.
SaaS, ou “Software as a Service” significa software como serviço, ou seja, ela utiliza um modelo de negócio por assinatura, o que não te faz investir além do justo. Por exemplo, você cresce de acordo com sua necessidade, assim não precisa antecipar investimentos em infraestrutura, servidores, equipe de manutenção, etc.
Você paga apenas pelo número de usuários que têm acesso ao sistema.

 

5. A plataforma de CRM ideal é facilmente personalizável.
Quando a plataforma de CRM é personalizável, torna-se possível a adequação/customização para o seu próprio negócio, viabilizando desde a modelagem de processos, automações, criação de fluxos e até mesmo a programação direta em códigos especiais. Ou seja, você poderá adaptar totalmente o sistema com a identidade da sua empresa.
Nesse contexto, é muito importante a escolha de uma consultoria adequada que tenha conhecimentos técnicos e profissionais certificados para executar tais customizações.

 

6. A solução de CRM ideal deve possibilitar a integração.
Normalmente todas as implementações de CRM têm integrações com sistemas diversos, tais como ERP, Supply chain,etc. A plataforma precisa disponibilizar uma série de facilitadores para acelerar e facilitar tais integrações. Caso o sistema não tenha essa facilidade, possivelmente esse será um grande entrave para o sucesso da implantação.

 

7. A plataforma de CRM ideal deixa a equipe mais produtiva.
A partir do momento em que se tem acesso a todas as informações dos clientes, tais como contatos, histórico de compras, perfil, interações, atividades, e-mails abertos, propostas e reclamações abertas, a produtividade da equipe aumenta, pois suas ações serão mais direcionadas e assertivas. Podemos chegar até mesmo em automações baseadas em predições.
Por exemplo, o vendedor poderá abrir seu sistema no início do dia, e através de algoritmos inteligentes, o próprio sistema irá recomendar com quais clientes ele tem mais chance de fechar vendas naquele dia. A partir disso, ele define de forma mais produtiva suas visitas/contatos.
Na linha de Marketing, a equipe também será muito mais produtiva, melhorando a geração de Leads e aumentando taxas de conversões.

 

8. A solução ideal de CRM deve ser fácil de mexer.
A usabilidade é um fator essencial ao escolher o seu CRM. Ele deve ser fácil, simples e intuitivo, sem necessitar de longos e exaustivos treinamentos da equipe.
Além de disponibilizar todas as funcionalidades para o usuário, a ferramenta precisa prover uma experiência agradável ao usuário.

 

9. A solução ideal de CRM deve considerar o ROI (Retorno do investimento).
Entre muitas métricas, um dos principais pontos para mensurar o seu retorno do investimento são: aumento de vendas propriamente e a melhoria na satisfação de cliente (NPS). Tendo em vista os objetivos e necessidades de cada empresa, é muito importante investir um tempo para definir quais os indicadores serão prioridade.
Dessa forma, a decisão de qual plataforma utilizar será mais assertiva e facilitará a mensuração do seu ROI.

 

10. Você precisa encontrar o fornecedor certo da plataforma de CRM.
Uma maneira de encontrar o fornecedor correto é analisando em institutos de pesquisa, como por exemplo o Gartner, IDC,etc. Eles publicam estudos contendo a lista de empresas líderes de mercado.
Lembre-se, é fundamental a escolha um fornecedor de produtos que tenha todas as certificações de segurança, disponibilidade e principalmente clientes referências para aumentar a segurança no investimento.

 

E então, pode onde começar?
Somente a escolha da plataforma ideal também não garante o sucesso do projeto. Adquirir uma solução de CRM tem que estar diretamente ligada aos seus objetivos de negócio e aos processos e pessoas. Grande parte do sucesso vem de um bom diagnóstico de necessidades, da revisão de processos, da mudança cultural e da tecnologia envolvida.
Um bom começo é buscar uma consultoria orientada ao tema.

 

A JFOX
A JFOX IT Partners é uma empresa de consultoria em Tecnologia da Informação, orientada a revisão de processos e inovação. Auxiliamos no uso de tecnologias disruptivas com simplicidade e foco no resultado atendendo suas necessidades de negócio.
Nosso time é formado por profissionais certificados e com grande experiência em gestão, o que garante aos nossos clientes a escolha ideal de soluções assertivas, através do caminho mais simples possível. Atuamos em todas as soluções da plataforma Salesforce, entre elas, Sales e Service Cloud, App Cloud, Marketing Cloud, Pardot e Analytics, e assim entregamos uma solução ponta a ponta da jornada digital do cliente.

E então, ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Para te ajudar a escolher a plataforma de CRM ideal para sua empresa, entre em contato conosco agora mesmo!

Temos a solução perfeita para você.[:en]Do inglês Customer Relationship Management (CRM), a chamada Gestão de Relacionamento com o Cliente é uma ótima solução para aproximar a empresa do cliente e também deixar o trabalho da equipe mais organizado, produtivo e automatizado.

O que você deve considerar ao escolher a plataforma de CRM ideal para sua empresa?
Confira abaixo algumas dicas para ajudá-lo na decisão.

1. A plataforma de CRM ideal deve ser escalável e dinâmica.
É interessante investir em soluções que permitam que a empresa vá crescendo sem que elas se tornem limitadas e obsoletas. Ou seja, a plataforma de CRM ideal deve oferecer nativamente funcionalidades capazes de dar suporte a toda jornada do cliente. Desde a geração de Leads (Marketing digital), e-commerce, passando pela gestão comercial (força de vendas), Analytics, até o atendimento (pós vendas). Tudo isso dentro de uma mesma plataforma, os dados em um único repositório, possibilitando uma visão 360 do cliente e de toda sua jornada.
De posse de uma plataforma completa e escalável, os projetos podem crescer sem precisar de ferramentas de terceiros.

 

2. A plataforma de CRM deve ser a sua aliada para atingir seus objetivos de negócios.
Os objetivos de negócio e processos estratégicos de cada empresa estarão implementados dentro do CRM de forma centralizada, formando um banco de dados de muito valor. Com isso, fica ainda mais latente a importância que o sistema tenha painéis interativos, relatórios e gráficos inteligentes com bastante riqueza visual e facilidade de uso. Dessa forma, todo usuário poderá gerar, analisar e distribuir informações estratégicas para medir sua metas, guiar as ações da empresa e alavancar mais negócios.

 

3. A plataforma de CRM ideal deve permitir a mobilidade.
Uma plataforma responsiva é aquela capaz de se adaptar visualmente em qualquer dispositivo móvel, sem alteração de layout e funcionalidades. Atualmente, principalmente as equipes de campo (força de vendas) utilizam 100% os celulares/tablets para ter acesso às informações.
Imagine ter um CRM sem mobilidade?

 

4. A plataforma de CRM ideal deve ser baseada em SaaS.
SaaS, ou “Software as a Service” significa software como serviço, ou seja, ela utiliza um modelo de negócio por assinatura, o que não te faz investir além do justo. Por exemplo, você cresce de acordo com sua necessidade, assim não precisa antecipar investimentos em infraestrutura, servidores, equipe de manutenção, etc.
Você paga apenas pelo número de usuários que têm acesso ao sistema.

 

5. A plataforma de CRM ideal é facilmente personalizável.
Quando a plataforma de CRM é personalizável, torna-se possível a adequação/customização para o seu próprio negócio, viabilizando desde a modelagem de processos, automações, criação de fluxos e até mesmo a programação direta em códigos especiais. Ou seja, você poderá adaptar totalmente o sistema com a identidade da sua empresa.
Nesse contexto, é muito importante a escolha de uma consultoria adequada que tenha conhecimentos técnicos e profissionais certificados para executar tais customizações.

 

6. A solução de CRM ideal deve possibilitar a integração.
Normalmente todas as implementações de CRM têm integrações com sistemas diversos, tais como ERP, Supply chain,etc. A plataforma precisa disponibilizar uma série de facilitadores para acelerar e facilitar tais integrações. Caso o sistema não tenha essa facilidade, possivelmente esse será um grande entrave para o sucesso da implantação.

 

7. A plataforma de CRM ideal deixa a equipe mais produtiva.
A partir do momento em que se tem acesso a todas as informações dos clientes, tais como contatos, histórico de compras, perfil, interações, atividades, e-mails abertos, propostas e reclamações abertas, a produtividade da equipe aumenta, pois suas ações serão mais direcionadas e assertivas. Podemos chegar até mesmo em automações baseadas em predições.
Por exemplo, o vendedor poderá abrir seu sistema no início do dia, e através de algoritmos inteligentes, o próprio sistema irá recomendar com quais clientes ele tem mais chance de fechar vendas naquele dia. A partir disso, ele define de forma mais produtiva suas visitas/contatos.
Na linha de Marketing, a equipe também será muito mais produtiva, melhorando a geração de Leads e aumentando taxas de conversões.

 

8. A solução ideal de CRM deve ser fácil de mexer.
A usabilidade é um fator essencial ao escolher o seu CRM. Ele deve ser fácil, simples e intuitivo, sem necessitar de longos e exaustivos treinamentos da equipe.
Além de disponibilizar todas as funcionalidades para o usuário, a ferramenta precisa prover uma experiência agradável ao usuário.

 

9. A solução ideal de CRM deve considerar o ROI (Retorno do investimento).
Entre muitas métricas, um dos principais pontos para mensurar o seu retorno do investimento são: aumento de vendas propriamente e a melhoria na satisfação de cliente (NPS). Tendo em vista os objetivos e necessidades de cada empresa, é muito importante investir um tempo para definir quais os indicadores serão prioridade.
Dessa forma, a decisão de qual plataforma utilizar será mais assertiva e facilitará a mensuração do seu ROI.

 

10. Você precisa encontrar o fornecedor certo da plataforma de CRM.
Uma maneira de encontrar o fornecedor correto é analisando em institutos de pesquisa, como por exemplo o Gartner, IDC,etc. Eles publicam estudos contendo a lista de empresas líderes de mercado.
Lembre-se, é fundamental a escolha um fornecedor de produtos que tenha todas as certificações de segurança, disponibilidade e principalmente clientes referências para aumentar a segurança no investimento.

 

E então, pode onde começar?
Somente a escolha da plataforma ideal também não garante o sucesso do projeto. Adquirir uma solução de CRM tem que estar diretamente ligada aos seus objetivos de negócio e aos processos e pessoas. Grande parte do sucesso vem de um bom diagnóstico de necessidades, da revisão de processos, da mudança cultural e da tecnologia envolvida.
Um bom começo é buscar uma consultoria orientada ao tema.

 

A JFOX
A JFOX IT Partners é uma empresa de consultoria em Tecnologia da Informação, orientada a revisão de processos e inovação. Auxiliamos no uso de tecnologias disruptivas com simplicidade e foco no resultado atendendo suas necessidades de negócio.
Nosso time é formado por profissionais certificados e com grande experiência em gestão, o que garante aos nossos clientes a escolha ideal de soluções assertivas, através do caminho mais simples possível. Atuamos em todas as soluções da plataforma Salesforce, entre elas, Sales e Service Cloud, App Cloud, Marketing Cloud, Pardot e Analytics, e assim entregamos uma solução ponta a ponta da jornada digital do cliente.

E então, ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Para te ajudar a escolher a plataforma de CRM ideal para sua empresa, entre em contato conosco agora mesmo!

Temos a solução perfeita para você.[:]

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