O termo CRM é comum no mundo dos negócios, mas muita gente tem dúvidas sobre o que é ou como funciona. CRM é a abreviação de “Customer Relationship Management” ou em português, gestão do relacionamento com o cliente. Um conjunto de práticas e estratégias de negócio com foco no relacionamento com o cliente.
Essas estratégias são aplicadas por meio de sistemas de CRM. São ferramentas que armazenam informações e auxiliam no relacionamento com clientes, automatizando processos, cruzando dados e gerando relatórios importantes.
Mas entender o conceito não significa entender o poder e a capacidade de uma ferramenta de CRM. Para isso, pegamos um trecho do site da Salesforce, empresa referência mundial no assunto:
“O CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais – nome, endereço, número de telefone, etc –, e suas atividades e pontos de contato com a empresa, incluindo visitas a sites, ligações telefônicas, e–mails, entre outras interações. Entretanto, a plataforma não é apenas uma lista de contatos elaborada: ela reúne e integra dados valiosos para preparar e atualizar suas equipes com informações pessoais dos clientes, histórico e preferência de compras.
O que torna a solução uma das tecnologias corporativas mais importantes e inovadoras disponíveis para empresas é o modo como ela usa as informações dos clientes para gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas em um único local”.
Para ficar ainda mais claro, assista o vídeo abaixo e veja na prática como funciona a aplicação de uma estratégia de CRM por meio de um sistema:
O CRM hoje faz parte de um conjunto de estratégias de longo prazo, que passam por todos os setores de uma empresa visando a boa relação com o cliente. A essas estratégias de negócio damos o nome de Customer Experience, ou CX. Mas isso é assunto para outro artigo aqui no blog.