Configurações de Aplicativos no Slack: Saiba como gerenciar

Configurações de Aplicativos no Slack: Saiba como gerenciar

Se você está utilizando o Slack no seu negócio, provavelmente já começou a explorar os mais de 2 mil aplicativos que podem ser integrados à ferramenta e está buscando otimizar processos e melhorar fluxos de trabalho. Porém, para aproveitar o potencial das integrações do Slack, é importante que você tenha conhecimento sobre as configurações de aplicativos no Slack.

Os aplicativos são serviços de terceiros que você pode conectar ao workspace Slack. Cada aplicativo tem um conjunto exclusivo de escopos e permissões que indicam quais informações esse aplicativo pode acessar no Slack e como elas podem ser usadas.

Basicamente, estas integrações permitem conectar o Slack a outros softwares que você utiliza, tais como o Google Agenda, o Salesforce ou alguma das ferramentas internas da sua empresa.

Com todas as suas ferramentas em um único local, você pode simplificar o trabalho e ajudar as pessoas do seu workspace a colaborarem entre si de forma mais eficaz.

Neste artigo vamos falar sobre as configurações de aplicativos no Slack, as principais ações que já pode começar a fazer na sua ferramenta, como configurar o Slack para trabalhar com o aplicativo Salesforce e assim aproveitar funcionalidades como Sales Cloud e Marketing Cloud.

Mas antes: começou agora a utilizar o Slack e quer saber mais sobre os aplicativos, como adicioná-los no seu Workspace? Aconselhamos que antes de aproveitar este conteúdo, você leia nosso artigo anterior: Aplicativos no Slack: O que são e como utilizá-los?

Mensagens automáticas do Slack

Como gerenciar configurações de aplicativos no Slack?

As configurações de um aplicativo no Slack dependem do que ele faz. Em geral, aplicativos podem fazer três coisas no Slack:

  1. Ver informações;
  2. Postar informações;
  3. Realizar ações.

Por exemplo, imagine que você instalou dois aplicativos diferentes no workspace: o Google Agenda e o Twitter. O aplicativo do Google Agenda ajuda a equipe a gerenciar calendários e responder a convites de reuniões no Slack. Esse app pode ter acesso aos canais, perfis de membro e mensagens para garantir que as atualizações das reuniões e as notificações de eventos cheguem aos lugares certos.

O aplicativo do Twitter, ajuda os membros do workspace a acompanhar a atividade social da empresa, puxando notificações do Twitter para o Slack. Este aplicativo só pode postar mensagens em canais específicos.

Como configurar permissões de aplicativos no Slack?

Duas coisas devem ser levadas em consideração ao avaliar as permissões de um aplicativo: as informações que o aplicativo poderá acessar no Slack, por exemplo, perfis de membros, nomes de canais, mensagens ou arquivos.
E a segunda: o que o aplicativo pode fazer com as informações que acessa. Pode postar mensagens, modificar conteúdo ou criar canais?

De modo geral, qualquer membro pode instalar um aplicativo para conectar um serviço de terceiros ao workspace do Slack, porém os proprietários do workspace podem definir permissões para gerenciar o funcionamento desses aplicativos no Slack.

Existem três tipos de permissões disponíveis no Slack. Sendo assim, o proprietário pode:

  • Permitir apenas aplicativos do Diretório de apps do Slack

Isso é, o proprietário pode limitar os membros a instalar apenas apps do Diretório de apps do Slack. Esta é uma das opções ideias para quem tem uma preocupação a mais com segurança, visto que todos os aplicativos no Diretório são verificados pela equipe do Slack.

  • Permitir que Convidados usem comandos de barra e atalhos

Nesta opção, é permitido que convidados multicanal usem atalhos de aplicativos e certos comandos de barra disponíveis.

  • Permitir somente visualizações de links de aplicativos instalados

E por fim, neste caso as visualizações detalhadas de links só serão exibidas se o aplicativo Slack registrado no domínio do link estiver instalado no workspace.
Para ministrar estas permissões, basta clicar no nome do Workspace na parte superior à esquerda em “Corporação Inc” (se você estiver usando o Slack através do computador):

“Corporação Inc” com um ícone de um lápis e papel do lado

Após isso, selecione “Configurações e administração no menu”. Depois, clique em “Gerenciar apps” para abrir o Diretório de aplicativos do Slack. Feito isso, pressione “Configurações de gerenciamento de apps” na coluna esquerda. Agora, basta rolar para baixo até o final da página e ative/desative as permissões que você quiser gerenciar.

Além disso, entre as opções de configurações de aplicativos no Slack, os proprietários do workspace podem ativar a aprovação de aplicativos para pré-aprovar ou restringir determinados aplicativos para o workspace.

Após ativar a aprovação de aplicativos, eles também podem gerenciar as seguintes configurações:

  • Permitir que membros solicitem aplicativos que não foram pré-aprovados

Quando a aprovação de aplicativos está ativada, os membros podem solicitar a instalação de aplicativos que não foram pré-aprovados, contanto que eles não sejam restritos.

Se um membro do seu workspace criar um aplicativo personalizado, ele pode enviar uma solicitação para instalá-lo. Caso aprovada, apenas a pessoa que enviou a solicitação poderá instalar o aplicativo.

Para gerenciar a capacidade dos membros de solicitar aplicativos, é preciso seguir os seguintes passos:

  1. No computador, clique no nome do workspace na parte superior à esquerda;
  2. Selecione “Configurações e administração” no menu. Depois, clique em “Gerenciar apps” para abrir o Diretório de apps do Slack.
  3. Clique em “Configurações de gerenciamento de apps” na coluna esquerda.
  4. Marque ou desmarque a caixa ao lado de “Permitir que membros solicitem aprovação para apps”.

Para exigir que as solicitações de aplicativos sejam enviadas com comentários, marque a caixa ao lado de “Exigir que os membros façam um comentário” em cada solicitação.

  • Conceder permissão aos membros para gerenciar solicitações de apps

Administradores têm mais opções de configurações de aplicativos no Slack: permitir que outros também possam gerenciar permissões.

Normalmente, todas as solicitações de aplicativos são enviadas aos proprietários dos workspace por mensagem direta (MD) através do Slackbot.

Com esta opção, ocorre o roteamento de solicitações de aplicativos para um canal e a designação de outros membros como gerentes de aplicativo, podendo estes serem outros administradores de workspace ou pessoas da sua equipe de TI.
Esta ação facilita o monitoramento das solicitações e do status de aprovação. Para fazer esta operação basta seguir estes passos:

  1. No computador, clique no nome do workspace na parte superior à esquerda;
  2. Selecione “Configurações e administração” no menu. Depois, clique em “Gerenciar apps” para abrir o Diretório de apps do Slack.
  3. Clique em “Configurações de gerenciamento de apps” na coluna esquerda.
  4. Abaixo de Selecione “Gerenciadores de apps para gerenciar apps”, escolha “Proprietários de workspace e membros ou grupos selecionados”. Em seguida, selecione membros de grupos de usuários específicos no menu suspenso.
    Para alterar o lugar para o qual as solicitações de apps são enviadas, escolha um canal específico.
  • Decidir se os membros podem entrar em outros serviços com suas contas do Slack

Em alguns serviços de terceiros, você tem a opção de entrar no site ou aplicativo usando suas credenciais da conta do Slack.
Por regra, os membros não podem inscrever-se em outros serviços com suas contas do Slack. Se eles quiserem, os proprietários de workspace podem conceder aos membros essa permissão, seguindo essas instruções:

  1. No computador, clique no nome do workspace na parte superior à esquerda;
  2. Selecione “Configurações e administração” no menu. Depois, clique em “Gerenciar apps” para abrir o Diretório de apps do Slack.
  3. Clique em “Configurações de gerenciamento de apps” na coluna esquerda.
  4. A aprovação de apps deve estar ativada. Em seguida, marque a caixa ao lado de “Desativar a entrada com aprovações do Slack”.

Se os membros não têm permissão para entrar com o Slack, eles podem enviar uma solicitação para o escopo de identidade “Entrar com o Slack” de um aplicativo para compartilhar as credenciais da conta do Slack deles.
Se o serviço tiver um aplicativo Slack que ofereça outras funcionalidades, ele deverá ser aprovado separadamente. Nos aplicativos que tiverem sido restringidos para o workspace, os membros verão a opção de solicitar permissões de “Entrar com o Slack”.

Tela com exemplo de configurações de aplicativos no Slack.

Configurações de aplicativo no Slack: atalhos e comandos

Alguns aplicativos do Slack têm atalhos que você pode usar para fazer tarefas em outros serviços sem ter que necessariamente sair da ferramenta. Há dois tipos de atalho:

  • Atalhos que podem ser usados de qualquer lugar no Slack

No menu de anexos e de atalhos ou nos resultados de pesquisa, você encontra atalhos que podem ser usados com aplicativos instalados em seu workspace.

Você pode usar o atalho “Criar evento do Google Agenda”, por exemplo, para criar um evento de calendário diretamente no workspace.

  • Atalhos que podem ser usados nas mensagens

Abra o menu “Mais ações” em qualquer mensagem para enviar informações do Slack para outros serviços, como uma mensagem relevante do Slack que pode ser anexada a um tíquete de suporte de cliente no Zendesk.
Todos os atalhos associados aos aplicativos instalados em seu workspace aparecerão no menu de anexos e de atalhos. Veja como usá-los na Web:

  1. Em um canal ou mensagem direta (MD), clique no ícone de mais (+), à esquerda do campo de mensagem;
  2. Pesquise um atalho ou aplicativo específico, ou selecione um atalho da lista;
  3. Siga as instruções para usar o atalho.

Fora isso, alguns aplicativos têm atalhos de mensagens para ajudar você a transferir trabalhos do Slack para um aplicativo conectado.

Com esses atalhos, você pode criar tarefas, adicionar comentários ou acompanhar trabalhos atuais de outros serviços em qualquer mensagem no Slack.

Comandos de aplicativos no Slack

Caso não exista nenhum atalho que atenda às necessidades do seu workspace, através de algumas configurações de aplicativos no Slack, é possível incluir comandos de barra personalizados em um aplicativo criado para seu workspace.

Os comandos do app Slack são comandos de barra que fazem parte de um aplicativo Diretório. Geralmente, esses comandos acionam a postagem de GIFs ou a adição de algum item à sua lista de tarefas. Como esses comandos de barra fazem parte de um aplicativo, é fácil instalá-los no seu workspace como uma integração interna

Como configurar o Salesforce para uso com o Slack

Os administradores de sistemas do Salesforce podem acessar “Configurar o Salesforce” e instalar o pacote do Slack no Salesforce para que a ferramenta seja utilizada junto com o Slack. Sendo possível configurar objetos padrões e personalizados, definir permissões de usuários e muito mais.

Para usar o aplicativo Salesforce, são necessários dois aplicativos que conectem o Salesforce e o Slack, já que cada um deles oferece uma funcionalidade diferente.

Explicamos como conectar o Salesforce e o Slack no artigo anterior, caso queira conferir o passo a passo, basta clicar aqui.

Antes de introduzir o aplicativo Salesforce no Slack, é necessário verificar se o aplicativo Slack para Salesforce foi instalado e configurado corretamente para o workspace. Para fazer este análise, basta seguir os seguintes passos:

  1. Acesse a página do Salesforce no Diretório de apps do Slack;
  2. Clique em “Adicionar ao Slack”;
  3. Você será levado à página de destino do aplicativo Salesforce. Lá, clique em “Adicionar ao Slack”.
  4. Siga as instruções para autenticar a conta do Salesforce e terminar a instalação do aplicativo.

Quando esse processo terminar, basta que os membros instalem o aplicativo Salesforce para Slack e conectem as contas dessas ferramentas, seguindo essas instruções:

No app Slack para computadores, clique em “Apps” na parte superior da barra lateral esquerda. Caso não apareça essa opção, clique em “Mais” para encontrá-la;

  1. Procure e selecione Salesforce;
  2. Na guia inicial do app, clique em Conectar conta;
  3. Depois de conectar o Slack e o Salesforce, clique em Abrir Slack para voltar ao Slack.

Finalizado todo este processo, será possível pesquisar objetos personalizados (se essa opção tiver sido configurada no Salesforce pelo administrador de sistemas). Caso este não seja o caso, recomendamos entrar em contato com essa pessoa caso queira solicitar acesso a objetos personalizados específicos no Slack.

Com estas configurações, você tem algumas opções de ações interessantes, tais como pesquisar e compartilhar um registro do Salesforce no Slack. Fazer este processo é bem simples, conforme mostramos abaixos:

  1. Clique no ícone de mais (+) ao lado do campo de mensagem;
  2. Pesquise e selecione “Localizar e compartilhar um registro” no menu;
  3. Na opção “Pesquisar registros”, digite o nome do registro que você está procurando (ou selecione no menu suspenso);
  4. Clique em “View record” (Ver registro);
  5. Clique em “Share” (Compartilhar).;
  6. Escolha uma conversa no menu suspenso e clique em “Compartilhar”;
  7. Clique em “Done” (Concluído)

Mostrando novamente toda a flexibilidade que o Salesforce e Slack oferecem, também é possível fazer outras configurações de aplicativos no Slack voltadas para o Salesforce, por exemplo, personalizar alertas.

Existem três tipos de alertas do Salesforce que você pode configurar no seu workspace:

  • Meus alertas: envia uma mensagem quando houver alterações nos registros atribuídos a você.
  • Alertas de canais: envia mensagens para um canal quando houver alterações em um registro único ou um objeto que você selecionou.
  • Alertas em massa: envia mensagens para um canal quando houver alterações em um determinado tipo de registro que você selecionou.

Basicamente, o Aplicativo Salesforce envia uma mensagem quando um registro é atribuído a você no Salesforce. Porém, você também tem liberdade para gerenciar outros alertas sobre alterações de registros de objetos personalizados ou padrões no Slack:

  1. No computador, clique em “Apps” na parte superior da barra lateral esquerda. Caso não apareça essa opção, clique em “Mais” para encontrá-la;
  2. Procure e selecione “Salesforce”;
  3. Na guia inicial do app, clique em “Configurar meus alertas”;
  4. Marque a caixa ao lado de cada alerta que você quer receber;
  5. Salve as informações.

Também é possível configurar alertas de canal e em massa para postar em um canal atualizações sobre todos os registros de determinado evento.

Marketing Cloud e Sales Cloud

Com o Salesforce e o Slack configurados, você pode potencializar o impacto das soluções Salesforce adicionando integrações poderosas ao seu HQ digital.

Lembre-se que quanto mais você utilizar estas duas ferramentas juntas mais perto você fica de aumentar a receita, conquistar clientes vitalícios e ter colaboradores trabalhando em sintonia de qualquer lugar.

Marketing Cloud: aplicativo que integra insights de dados, ferramentas de geração de leads e funções de gerenciamento de campanha do Marketing Cloud diretamente no Slack.

Com o Marketing Cloud conectado ao seu Slack, você reúne os profissionais de marketing com as pessoas, os parceiros e as ferramentas que precisam em só um lugar.

Você pode fazer configurações para realizar diversas ações voltadas para marketing e receber mensagens e alertas a respeito desses processos. Por exemplo, você consegue:

  • Monitorar as atividades de automações do Marketing Cloud e corrigir o curso das campanhas;
  • Fornecer aos representantes de vendas notificações automáticas e personalizadas sobre a atividade do cliente potencial em tempo real;
  • Compartilhar painéis de campanha com parceiros para tomar decisões oportunas e baseadas em dados;
  • E muito mais, sem sair do Slack.

Tela mostrando como funciona a integração do Marketing Cloud com Slack. Na tela aparece alguns números de resultado da campanha e uma conversa entre o time estes números

Sales Cloud: com esta integração, é possível mover seus dados do Salesforce CRM para o Slack para que as equipes de vendas obtenham o contexto do negócio de que precisam para vender mais rapidamente e fortalecer relacionamentos de longo prazo com os clientes.

O aplicativo Sales Cloud for Slack centraliza a conversa de vendas, apresenta atualizações e notificações críticas e ajuda as equipes a gerenciar o pipeline e os registros.

Você também pode fazer configurações voltadas para equipe de vendas e conversões, tais como:

  • Dar destaque instantaneamente e receber alertas sobre transações prioritárias;
  • Receber atualização rápida e fácil do pipeline com detalhes do negócio para previsões mais precisas;
  • Os gerentes podem acompanhar melhor o progresso e ajudar as equipes a agir em negócios promissores;
  • Visualizar dados, processos de negócios e colaboradores multifuncionais certos nos canais certos e encurtar os ciclos de vendas;
  • E muito mais, sem sair do Slack.

Tela mostrando como funciona a configurações de aplicativos no Slack (Sales Cloud)

Quer saber mais sobre o Slack? Confira:

E-BOOK GRATUITO

Como o Salesforce e o Slack podem transformar seu negócio?

Este artigo conta com algumas informações sobre configurações de aplicativos no Slack para que você tenha dimensão do potencial de melhora de sua equipe com pequenos comandos e ações. Mas tem muito mais para você aprender!

Se você quiser saber mais, produzimos um E-book completo, em que apresentamos:

– Mais funcionalidades do Slack (falamos mais sobre integrações, comandos, armazenamento e outros);
– Como funciona junto com o Salesforce;
– Como utilizar o Slack e o Salesforce dentro do seu time;
– Outros benefícios (que não foram mencionados neste artigo).

Quer garantir seu e-book gratuito? Clique aqui e aproveite.

 

.

JFOX IT Partners Brasil

Fique tranquilo (a) seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios estão marcados

Descrição do íconeLi e aceito todas as condições presentes na  Política de Privacidade  e  Termos de Uso.
Descrição do íconeLi e aceito todas as condições presentes na  Política de Privacidade  e  Termos de Uso.

Vamos conversar?

Seja a próxima história de sucesso da JFOX e potencialize o
crescimento do seu negócio com as possibilidades que a Salesforce
oferece.

Seu formulário foi enviado com sucesso!

Nossos especialistas irão entrar em contato