Porque o CRM é imprescindível para o Customer Experience

Porque o CRM é imprescindível para o Customer Experience

Em um mercado cada vez mais competitivo, diferenciar a sua empresa dos seus concorrentes é essencial. Para isso, nada melhor do que uma estratégia de Customer Experience para oferecer a melhor experiência possível para o seu cliente e, dessa forma, alcançar um lugar de destaque. Mas para que isso funcione como esperado, é preciso adotar as ferramentas certas, começando por um CRM

Afinal, o CRM vai ajudar você a fazer um uso de dados e informações dos seus clientes de forma estratégica, otimizando os seus processos de vendas, atendimento, marketing, desenvolvimento de produtos e muito mais. Com um CRM é muito mais fácil compreender os hábitos, dificuldades, objetivos e outros comportamentos dos clientes. 

Assim fica evidente que CRM e Customer Experience são dois conceitos que devem ser trabalhados em conjunto. Pensando nisso, preparamos este artigo para ajudá-lo a entender melhor como o utilizar o CRM em Customer Experience. Continue a leitura e saiba mais!

A importância da experiência do cliente no cenário atual

Durante muitos anos, o foco das empresas era o seu próprio serviço ou produto. Com os avanços da transformação digital, porém, essa dinâmica mudou e o cliente se tornou muito mais exigente. Nesse cenário, proporcionar uma experiência inesquecível para os consumidores, exatamente o que prega a metodologia Customer Experience, se tornou crucial. 

De modo geral, a experiência do cliente é a impressão que a sua marca deixa no seu cliente. Isso interfere na forma como ele enxerga sua empresa em cada um dos múltiplos pontos de contato que ele tem durante a sua jornada de compra.

No entanto, ainda que esse conceito se refira a processos, ações e jornadas, é preciso se lembrar que o foco deverá estar sempre no seu cliente. É fundamental que a sua empresa crie toda uma cultura que coloca o consumidor no centro do seu negócio, fazendo parte dessa mentalidade cada um dos stakeholders. 

Isso porque, na era digital, a facilidade de acesso e compartilhamento da informação estão criando um padrão de comportamento do consumidor nunca visto antes. As pessoas estão preferindo cada vez mais comprar online do que ir a Shopping Centers, por exemplo. Também estão muito mais conscientes, exigentes e procurando mais experiências de vida. 

Tudo isso resulta em um maior empoderamento para o consumidor na hora de escolher e consequentemente gera menos sentimento de fidelização com uma marca ou empresa. Por  isso, o uso da tecnologia por meio de uma ferramenta como o CRM é essencial para criar uma experiência verdadeiramente completa. 

Confira as vantagens do CRM para o Customer Experience

Destacado a importância da experiência do cliente no cenário atual, é hora de entendermos as vantagens que um CRM focado em uma estratégia de Customer Experience pode agregar às companhias. Veja só!

Melhora o relacionamento com o cliente

Ao utilizar um CRM robusto, focado na entrega de produtos, serviços e soluções alinhadas com as necessidades de seus clientes, as empresas fortalecem e melhoram muito a relação com o consumidor

As informações e insights obtidos por meio do CRM ajudam a entender quais são os desejos, necessidades e desafios dos clientes. Assim, é possível fazer ajustes no atendimento, planejamento de ações e de vendas e comunicação que atendam às expectativas dos consumidores. Todos esses pontos interferem diretamente na percepção de valor que o usuário tem da sua marca. 

Aumenta o ticket médio dos clientes

Conhecer os hábitos, as necessidades e o comportamento do cliente pode mudar a forma como uma empresa se posiciona. Em muitos casos, quando se identifica quais pontos são realmente importantes para o consumidor, se torna mais fácil entregar uma experiência satisfatória, assim como agregar valor aos serviços e produtos da empresa. 

Nesse sentido, ao utilizar o CRM de forma estratégica, extraindo insights e trabalhando com métricas e análise, oferecer o produto ou serviço ideal, no momento certo, passa a ser o padrão do negócio. Como resultado dessa otimização, é possível aumentar o ticket médio dos clientes, além de aumentar as chances de fidelização. 

Otimiza as estratégias de marketing

Criar campanhas de marketing que realmente tragam resultados é um desafio para muitas empresas, mas com um CRM direcionado às ações de marketing, se torna muito mais fácil. Isso porque você dispõe de todas as informações necessárias para criar campanhas mais econômicas e certeiras, o que aumenta bastante o seu potencial de conversão, por exemplo. 

Centraliza todas as informações

Ter todas as informações centralizadas em um único lugar oferece mais facilidade no atendimento, planejamento e relacionamento com o cliente. Isso porque você evita perguntas repetidas ao usuário e mantém uma base de dados central para todos os seus colaboradores. O resultado disso é um serviço muito mais transparente e eficiente. 

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A JFOX é uma consultoria especializada em projetos de CRM, Analytics e Cloud Platform. Parceira da Salesforce — maior plataforma de CRM do mundo — desde 2014, entrega soluções de ponta a ponta, conduzindo sua organização rumo à transformação digital da melhor maneira, com o parceiro certo. 

Com larga experiência no mercado, a JFOX é responsável por mais de 115 projetos de transformação digital no Brasil, EUA, Europa e Argentina, além de ter um histórico de 100% de sucesso em todas as implementações. Atualmente, a empresa tem um quadro de colaboradores com  81 certificados Salesforce.

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A JFOX conta com uma equipe altamente qualificada, certificada e alinhada com consultores de processos de negócios. Da prospecção até a assinatura do contrato, a JFOX oferece um serviço completo, tornando todo seu processo de vendas muito mais simples e efetivo. 

Na era da informação e do uso inteligente dos dados, utilizar um CRM é essencial para melhorar a experiência do usuário. Em um mercado tão sobrecarregado, as empresas que investem nas melhores práticas para conquistar a atenção do cliente, trabalhando com a metodologia Customer Experience, têm se destacado no mercado e conquistado uma grande vantagem competitiva.

Com foco voltado para o cliente, o marketing se torna mais efetivo, o atendimento mais personalizado, os produtos e serviços mais alinhados aos desejos do usuário e, consequentemente, os resultados do negócio melhoram. Todos esses pontos, como vimos, só é possível alcançar quando utilizado as ferramentas corretas, como CRM. 

Quer melhorar os resultados da sua empresa? Então, entre em contato conosco e conheça mais sobre as nossas soluções!

Matheus Maia

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