Larry Ellison, co-fundador da Oracle, é um dos empresários mais respeitados no ramo da tecnologia. Conhecido por sua postura agressiva frente aos concorrentes e por falar o que pensa sem rodear, ele atua hoje como diretor de tecnologia e presidente do conselho de administração da Oracle. O empresário conduziu a palestra de abertura do Oracle OpenWorld 2017, evento realizado pela gigante de tecnologia na Califórnia anualmente, onde apresentou o novo banco de dados autônomo.
“Eu não uso a palavra ‘revolucionária’ para novas tecnologias com frequência aqui no Oracle OpenWorld. Isso porque não existem tantas tecnologias revolucionárias assim. Mas esta é de verdade”, disse Larry, se referindo ao uso de machine learning no Oracle 18c, banco de dados autônomo com uso de inteligência artificial.
O uso da tecnologia de machine learning – capacidade de máquinas se aperfeiçoarem nas atividades para as quais foram desenvolvidas – praticamente elimina a intervenção humana, reduzindo significativamente os riscos de erros e também de ataques contra os dados. Segundo o co-fundador da Oracle, isso garante no SLA a disponibilidade do banco em 99,995% do tempo, precisando ser desativado para manutenções humanas por menos de 30 minutos, uma vez ao ano. É uma inovação que vai revolucionar a forma como os bancos de dados são gerenciados.
Durante sua apresentação, Larry executou uma série de testes no palco comparando a nuvem da Oracle com a nuvem da Amazon, mostrando que a nova tecnologia garante uma plataforma extremamente elástica, eliminando o desperdício de tempo e recursos. Isso faz com que a Oracle consiga oferecer seu produto pela metade do preço da Amazon, sua principal concorrente.
Confira os melhores momentos da apresentação de Larry Ellison neste vídeo (em inglês).