Você já deve ter percebido que o Slack é uma ferramenta muito completa e vantajosa para seu negócio. Além do próprio poder de integração do software corporativo, a junção com o Salesforce e seus aplicativos, você ainda pode ir além dos já existentes e criar aplicativos no Slack você mesmo (ou alguém da sua equipe).
Vale relembrar que um aplicativo no Slack é um software que se integra facilmente a ferramenta (Por exemplo: Google Drive, Sales Cloud, Marketing Cloud, Trello), que ajuda a potencializar a plataforma e assim melhorar a comunicação e colaboração entre funcionários e equipes.
Os aplicativos no Slack permitem que as equipes realizem uma variedade de tarefas, como gerenciar atividades, acompanhar projetos, agendar reuniões e muito mais. Tudo isso dentro do ambiente do Slack, sendo possível receber notificações de bots,
relatórios e criar automações.
Grande parte dos aplicativos no Slack são desenvolvidos por terceiros e podem ser encontrados no Diretório de aplicativo do Slack. As equipes podem instalar esses aplicativos em suas contas do Slack e configurá-los para se integrar a canais específicos ou conversas individuais.
Mas o mais interessante nisso tudo, é que diferente de outras soluções, os aplicativos no Slack também podem ser “modificados” para atender às
necessidades específicas da sua empresa através de recursos como comandos personalizados e botões de ação. Isso possibilita que as equipes automatizem tarefas comuns e aumentem a produtividade.
Para permitir que os usuários desenvolvam aplicativos, o Slack disponibiliza uma infinidade de features, como ampla capacidade de customização, praticidade para compartilhamento de arquivos, snippets, chamadas de voz, entre outras.
E ainda tem um adicional interessante para quem procura criar aplicativos no Slack: também é disponibilizada uma API muito completa para desenvolvimento de aplicativos únicos.
Para quem pode estar se perguntando, APIs são um conjunto de padrões que compõem uma interface. Basicamente, as APIs permitem a comunicação entre plataformas por meio de uma série de padrões e protocolos que ajudam desenvolvedores a criar plataformas de maneira mais simples e prática.
A partir de APIs, é possível criar softwares, aplicativos, programas e plataformas diversas. Por exemplo, aplicativos desenvolvidos para celulares Android e iPhone (iOS) são criados a partir de padrões definidos e disponibilizados pelas APIs de cada sistema operacional.
Por que criar um aplicativo no Slack?
Ao criar aplicativos no Slack, você consegue suprir as demandas exatas de determinada equipe e com a aplicação customizada ainda tem mais opções para expandir os benefícios do Workspace do seu Slack.
Você pode adicionar funcionalidades específicas para cada aplicativo, por exemplo, é possível “acrescentar” bots e interações automáticas para aumentar a praticidade, criar comandos slash (comandos de barra), desenvolver ferramentas internas, automatizar a gerência do seu workspace, de canais, e muito mais.
Caso você queira saber o que são os aplicativos, como adicionar as integrações já existentes no seu Workspace e os principais aplicativos disponíveis, clique aqui e leia nosso artigo anterior.
Como criar aplicativos no Slack?
Como já mencionamos, criar aplicativos no Slack é uma excelente forma de personalizar seu Workspace e oferecer as ferramentas que sua equipe precisa de forma simples, prática e sem custos adicionais.
O Slack fornece diversas bibliotecas e ferramentas para facilitar o desenvolvimento de aplicativos, como o Slack Bot Kit, que permite criar bots com facilidade. Utilize essas ferramentas e siga as instruções da documentação para criar seu aplicativo. Confira abaixo o passo a passo para criar um aplicativo no Slack:
Antes de tudo, você precisa garantir que tem o privilégio de administrador em um workspace Slack. Caso esse não seja o caso e você ainda não seja administrador de nenhum dos workspaces em que está cadastrado, é necessário que acessar a página inicial do Slack, selecionar a opção “Criar um novo workspace” e seguir os seguintes passos:
- Insira seu e-mail (este passo é apenas uma rápida confirmação);
- Preencha as informações restantes que foram pedidas (como o nome da sua empresa ou equipe);
- Pronto, seu Workspace está criado.
Após este processo, você será redirecionado automaticamente para uma nova página, onde deve concluir a configuração de algumas informações (como sua senha de acesso). Caso você seja iniciante e não esteja tão familiarizado com o sistema, aconselhamos que assista o pequeno tutorial de utilização da plataforma.
Outro fator importante para criar aplicativos no Slack é que você tenha uma conta de desenvolvedor. Se você ainda não tem uma, é possível se registrar no site da Slack Developers.
Depois de fazer login, você será redirecionado para a página de desenvolvimento, onde poderá criar seu primeiro aplicativo.
Na página de desenvolvimento, clique em “Criar novo aplicativo”. Você será solicitado a inserir o nome do aplicativo (exemplo: Aplicativo Exemplo) e a equipe para qual ele será criado, que será o Workspace que você usará para testar seu aplicativo enquanto estiver em fase de evolução. Nesta etapa, você pode tanto escolher uma equipe existente quanto criar uma nova.
Não se preocupe! Depois que testado e validado, você poderá distribuir o aplicativo e permitir que ele seja utilizado em outros Workspaces.
Depois de criar seu aplicativo, é hora de adicionar funcionalidades. O Slack oferece diversas opções, como bot, comandos, mensagens interativas, entre outros. Escolha as funcionalidades que melhor atendem às necessidades de sua equipe e clique em “Adicionar funcionalidade”.
Agora, é hora de programar o aplicativo. No menu lateral, selecione “App Home”, e lá você deve clicar no botão “Review Scopes to Add”:
Na seção “Bot Token Scopes”, você irá determinar quais permissões seu aplicativo /bot terá no workspace selecionado. Falamos mais sobre permissões no artigo: Configurações de aplicativos no Slack.
Neste exemplo vamos utilizar as permissões e escopos básicos. Confira:
chat:write
Send messages as Slack App Example
chat:write.public
Send messages to channels @slack_app_example isn’t a member of
commands
Add shortcuts and/or slash commands that people can use
im:read
View basic information about direct messages that Slack App Example has been added to
Basicamente, desta forma autorizamos o aplicativo a mandar mensagens individuais, mandar mensagens para canais que ele não é membro, adicionar comandos de barra ou atalhos e ler mensagens.
Depois de configurar as permissões, vamos continuar o processo para criar aplicativos no Slack. Basta retornar para o “App Home” no menu lateral.
Você vai notar que já há uma mudança na página. Isso porque agora nosso aplicativo tem um Bot Token, que permite que ele se comunique e realize determinadas ações no nosso workspace baseadas nas permissões que definimos anteriormente.
Entre as opções disponíveis, você pode customizar o nome que o bot terá e decidir se quer que ele apareça sempre online.
Ao terminar a configuração, vá para a página “Install App”, que também se encontra no menu lateral, e instale seu novo aplicativo no workspace selecionado no Slack.
E simples assim seu aplicativo foi criado e instalado no Workspace.
Agora vamos torná-lo capaz de se comunicar com seu workspace do jeito que deseja e disponibilizar comandos de barra. Nas próximas etapas você precisará do Bot User OAuth Access Token, aquele que aparece com um prefixo xoxb-.
Vamos para a parte mais técnica: para lidar com as requisições dos nossos comandos de barra, é necessário desenvolver uma API própria. Para isso, é necessário criar um servidor básico com node e express.
Passo 01: abra o terminal e digite:
mkdir aplicativo_exemplo
cd aplicativo_exemplo
npm init -y
Isso vai iniciar um projeto node dentro da pasta aplicativo_exemplo, a raiz do projeto. Agora, você vai criar um diretório chamado src e lá estarão o arquivo index.js e as pastas routes, services e controllers.
Esse passo é muito importante, visto que é assim que será definido o escopo do projeto.
No terminal, instale o express, cors, @slack/web-api e, caso prefira, também o nodemon em modo de desenvolvedor para facilitar o desenvolvimento com reload automático:
npm i express cors @slack/web-api
npm i -D nodemon
No arquivo package.json, adicione os seguintes scripts:
“scripts”: {
“start”: “node src/index.js”,
“dev”: “nodemon src/index.js”
}
Agora, no arquivo index.js, inicie seu servidor express:
const express = require(“express”);
const cors = require(“cors”);
const app = express();
const routes = require(“./routes”);
const SERVER_PORT = 5500;
app
.use(cors())
.use(express.json())
.use(express.urlencoded({ extended: false }))
.use(routes)
.listen(SERVER_PORT, () => {
console.log(`Server listening on port ${SERVER_PORT}`);
});
Feito essas programações, você está pronto para criar sua primeira grande ação, que será capaz de receber um comando slash /hello de um usuário do workspace, e deve mandar uma mensagem “Olá, pessoal!” para um canal de texto do workspace, visível para todos.
Dentro das pastas routes, services e controllers, vamos criar um arquivo chamado slack.js:
Em services/slack.js, estará a instância da WebAPI do Slack, e você utilizará os métodos dela. É exatamente aqui que você precisará setar aquele Bot User OAuth Access Token mencionado antes.
// src/services/slack.js
const { WebClient } = require(“@slack/web-api”);
const BOT_USER_TOKEN = “YOUR-TOKEN-HERE”;
const web = new WebClient(BOT_USER_TOKEN);
class SlackService {
postTextMessage(messageArguments) {
web.chat.postMessage(messageArguments);
}
}
module.exports = new SlackService();
Assim, você inseriu um método genérico no programa do Slack, que serve para enviar mensagens para algum canal ou mensagem direta, recebendo as opções pelo parâmetro messageArguments.
O próximo passo é ir no controlador, nomear esta ação que acabou de ser definida para que seja enviada uma mensagem com texto “Olá, pessoal” para o canal #geral:
// src/controllers/slack.js
const slackService = require(“../services/slack”);
class SlackController {
hello(req, res) {
slackService.postTextMessage({
channel: “geral”, // Canal de sua preferência
text: “Olá, pessoal!”,
});
res.status(200).json({ message: “Mensagem enviada com sucesso!” });
}
}
module.exports = new SlackController();
Já no arquivo de configuração das rotas (routes/slack.js), vamos expor esse endpoint (nó de rede na comunicação) para requisições POST (o Slack enviará requisições POST nos comandos cadastrados no seu aplicativo).
// src/routes/slack.js
const express = require(“express”);
const { hello } = require(“../controllers/slack”);
const routes = express.Router();
routes.post(“/hello”, hello);
module.exports = routes;
Ministrado tudo isso, você deve fazer a aplicação funcionar, para isso crie um index.js dentro da pasta routes, chamando a rota que acabamos de criar:
Ao rodar o servidor com npm run dev ou npm start, o aplicativo deve mostrar a seguinte mensagem no terminal:
Server listening on port 5500
O Slack não permite URLs locais, por isso você tem a opção de usar sua URL de desenvolvimento local para não precisar utilizar seu aplicativo apenas para testes.
Como fazer isso? Primeiro, crie uma conta no site do ngrok e faça o download do seu .zip.
Depois que o ngrok estiver baixado e instalado de acordo com as instruções na página, garanta que seu servidor está rodando em uma aba de seu terminal. Próxima passo é iniciar outra sessão no terminal e rodar o seguinte comando:
ngrok http <PORT> –region=eu
Substituindo <PORT> pela código <port> utilizada pelo seu servidor (nesse caso, a porta 5500, como foi definido no arquivo index.js na pasta raiz do projeto).
Copie a URL que será mostrada na tela do terminal, em alguma das linhas que serão mostradas após rodar o comando (recomendamos escolher a opção com https). Essa URL será o prefixo de todas as outras URLs que serão utilizadas em outros passos, por isso é melhor deixar registrado.
Depois de todo esse processo, volte à página de informações básicas de seu Aplicativo, acesse a opção “Slash Commands” no menu lateral, clique em “Create New Command” e defina o comando como /hello, a Request URL deve ser [prefixo da URL fornecido anteriormente]/slack/hello, que é o endpoint de nossa API que acabamos de criar. Se achar necessário coloque uma descrição do comando e algumas dicas de uso.
Após criar seu aplicativo, você pode instalá-lo em sua equipe e testá-lo. Se tudo estiver funcionando corretamente, você pode compartilhá-lo com outras equipes ou publicá-lo na Diretório de Aplicativos do Slack, onde outros usuários poderão encontrá-lo e instalá-lo.
Benefícios de criar os próprios aplicativos no Slack
Criar um aplicativo no Slack é uma excelente maneira de melhorar a produtividade e eficiência de sua equipe. Com as diversas opções de funcionalidades e ferramentas disponíveis, é possível criar um aplicativo personalizado que atenda às necessidades bem específicas e particulares.
Entre os benefícios, podemos citar:
Personalização: ao criar aplicativos no Slack personalizados, a empresa pode adaptar a ferramenta organizacional para atender às suas necessidades próprias. Por exemplo, é possível criar comandos personalizados, botões de ação e fluxos de trabalho para automatizar tarefas rotineiras e melhorar a eficiência.
Melhoria da colaboração: os aplicativos personalizados podem ser projetados para melhorar a colaboração entre os membros da equipe, permitindo que eles compartilhem informações, trabalhem em conjunto em projetos e comuniquem-se de forma mais eficiente.
Automatização de tarefas: você também pode desenvolver aplicativos personalizados para automatizar tarefas repetitivas, como enviar notificações, criar tarefas, atualizar planilhas e muito mais. O que economiza tempo e aumenta a eficiência da equipe.
Integração com outras ferramentas: os aplicativos personalizados podem ser integrados com outras ferramentas, como CRM, ferramentas de gerenciamento de projetos e sistemas de gestão de conteúdo, possibilitando que a equipe acesse e compartilhe informações de várias fontes em um único lugar.
Quer saber mais sobre o Slack? Confira:
E-BOOK GRATUITO
Como o Salesforce e o Slack podem transformar seu negócio?
Este artigo conta com algumas informações importantes sobre como criar aplicativos no Slack para que você possa personalizar e otimizar seu Workspace. Mas tem muito mais para você aprender!
Se você quiser saber mais, produzimos um E-book completo, em que apresentamos:
– Mais funcionalidades do Slack (falamos mais sobre integrações, comandos, armazenamento e outros);
– Como funciona junto com o Salesforce;
– Como utilizar o Slack e o Salesforce dentro do seu time;
– Outros benefícios (que não foram mencionados neste artigo).
Quer garantir seu e-book gratuito? Clique aqui e aproveite.