Computação em Nuvem: conheça o caminho da transformação do seu negócio

Computação em Nuvem: conheça o caminho da transformação do seu negócio

Cloud Computing, ou Computação em Nuvem no bom português, é uma oferta ou entrega de serviços computadorizados como software, servidores, banco de dados, entre outros componentes  por meio da internet. O que isso significa?

Significa que qualquer pessoa ou empresa tenham a possibilidade de acessar um sistema ou software de qualquer lugar que ela esteja. A única exigência é uma conexão à rede mundial de computadores, a famosa internet.

Conceitos e premissas básicas de Cloud Computing

O Cloud Computing permite que usuários tenham acesso à recursos sempre conectados à internet para armazenar dados, processar informações e outros recursos de computação. Atualmente, muitas pessoas usam uma nuvem para guardar e acessar informações pessoais e profissionais, e muitas empresas aderiram e têm aderido às soluções em nuvem.

Tal movimento permite menos investimentos em espaços e infraestruturas físicas de trabalho e permitem acesso a qualquer colaborador. A pandemia da Covid-19 acelerou o processo de aderência às soluções em nuvem, afinal, com a crescente demanda do trabalho remoto e a necessidade do distanciamento e isolamento social, uma solução na nuvem permite que toda uma organização permaneça em andamento e produtiva.

Funcionamento e aplicação da Computação em Nuvem

A Computação em Nuvem tem como princípio o funcionamento de uma computação principal ocorrida em uma máquina remota. Os dados recolhidos são processados e armazenados em servidores também remotos, ou, se preferir, servidores em nuvem.

Tais servidores garantem memória e capacidade de processamento para computadores e dispositivos individuais, hospedando softwares, plataformas, dados e outras soluções. Os usuários com acesso à essas soluções têm total segurança para navegação, afinal, a entrada só é garantida com uma credencial previamente registrada.

Um dos principais benefícios da Computação em Nuvem é a disponibilidade de acesso em qualquer lugar com conexão à internet. Isso ocorre por que a carga de trabalho exigida pelo computador de um usuário está alocada totalmente em uma máquina remota.

Serviços em Nuvem 

Atualmente há três tipos de serviços em nuvem bem consolidados e popularizados no mercado:

  • IaaS: Infrastructure as a Service;
  • SaaS: Software as a Service;
  • PaaS: Platform as a Service;

Infraestrutura como Serviço

Oferecem às empresas e negócios a infraestrutura básica e essencial para computação na internet. Redes de conexão, servidores e armazenamento são oferecidos num modelo de pagamento conforme o uso. Para o usuário final, usar um serviço baseado em nuvem garante mais segurança ao acessar um aplicativo pela internet. Nesse caso por exemplo, o usuário poderá ter acesso a um servidor formatado, sem nada instalado e assim poderá configurar desde o início o que pretende utilizar. 

Plataforma como Serviço

É uma extensão do modelo IaaS. No entanto, nesse caso os provedores oferecem uma plataforma com componentes já pré instalados, tais como sistema operacional, servidor de banco de dados, servidor de aplicação,etc. Esse conjunto que permite que usuários e desenvolvedores de negócios criem e integrem aplicativos amigáveis ​​de modo mais simples.

Software como Serviço

Trata-se de uma metodologia de oferta de softwares já construídas, soluções prontas  por meio da internet. Geralmente são oferecidos por assinatura ou sob demanda. O provedor oferece toda a infraestrutura de TI necessária para armazenamento, assim como a manutenção do software e a segurança.

Um SaaS utilizam a arquitetura em nuvem de multilocação, ou seja, todos usuários e aplicativos compartilham uma única infraestrutura mantida centralmente.

Utilização dos Serviços em Nuvem

A utilização dos Serviços em Nuvem traz mais simplicidade para diferentes áreas de uma empresa. Além da simplicidade na execução de tarefas, permitem também uma maior integração entre essas diferentes áreas.

Os setores mais beneficiados são:

  • recursos humanos – recrutamento e seleção;
  • financeiro – gestão de custos;
  • gestão de projetos;
  • marketing, vendas e customer success – CRM.

Estas são apenas algumas áreas beneficiadas, entre muitas outras. 

O Cloud Computing tem oferecido às empresas  mais mobilidade, planejamento e execução colaborativa. Em um CRM, por exemplo, um representante de vendas pode obter todas as informações necessárias na palma da sua mão, via smartphone.

A adoção da nuvem é cada vez mais rápida e tem alcance global. Os principais motivos para empresas adotarem os cloud services são a flexibilidade de entrega, redução de custos operacionais com  maior potencial de crescimento, e claro, vantagem competitiva.

Os principais benefícios da adoção de serviços em Cloud Computing

Isentas da necessidade – e trabalho – de instalar softwares em centenas ou milhares de computadores e dispositivos móveis, empresas de todo o mundo estão usufruindo dos benefícios de mover dados, software e serviços para um ambiente online, seguro e em nuvem.

Uma solução baseada em nuvem é extremamente rápida e fácil de colocar em funcionamento. Ela não precisa passar por nenhum processo de instalação e não há hardware para ser configurado e mantido pelo cliente. Esse fator mantém os custos de TI baixos e remove a dor de cabeça dos agendamentos de controle de versão e atualização.

O ambiente  nuvem normalmente são atualizados pelo provedor. Ou seja, não há tempo de inatividade do sistema ou cobranças adicionais devido à atualização ou manutenção de hardware, software ou servidor.

Geralmente, serviços em nuvem são precificados de acordo com o número de usuários que terão acesso ao sistema e/ou pelos tipos de recursos necessários, como funcionalidades, integrações, entre outras.

O Cloud Computing assegura que todos os usuários tenham acesso às mesmas informações o tempo todo. Equipes de campo em trânsito podem checar informações e atualizá-las instantaneamente após uma atividade, ou ainda, trabalhar de qualquer lugar. A mesma informação é disponibilizada para quem necessita, seja uma equipe de vendas, por exemplo, e logo depois aos representantes de atendimento e suporte ao cliente.

Atualmente, qualquer pessoa on-line faz uso de algum aplicativo ou software em nuvem no dia a dia. Edição de documentos em um drive, envio de e-mails, streaming de vídeos, armazenamento de arquivos, compartilhamento de fotos … todas essas atividades só são possíveis e executadas por causa da Computação em Nuvem.

Seja por meio da nuvem pública (hospedada por fornecedores terceirizados) ou privada (hospedada in loco, mas com acesso móvel), ou ainda, híbrida, muitas empresas, grandes e pequenas, contam com um sistema de Cloud Computing para demandas de negócio.

Para os negócios, a nuvem foi, é e tem sido um fator transformador. 
Visite nosso blog e fique ciente das tendências, movimentações e mudanças no mundo da tecnologia e negócios.

Matheus Maia

Fique tranquilo (a) seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios estão marcados

Descrição do íconeLi e aceito todas as condições presentes na  Política de Privacidade  e  Termos de Uso.
Descrição do íconeLi e aceito todas as condições presentes na  Política de Privacidade  e  Termos de Uso.

Vamos conversar?

Seja a próxima história de sucesso da JFOX e potencialize o
crescimento do seu negócio com as possibilidades que a Salesforce
oferece.

Seu formulário foi enviado com sucesso!

Nossos especialistas irão entrar em contato